Trilho de mesa crochê – como fazer

Arrumar o seu cantinho com a sua cara e dar um toque especial é muito bom, não é mesmo? O trilho de mesa, também é responsável por trazer mais a sua personalidade na decoração e deixar a sua mesa com um toque só seu. E até mesmo se você procura uma renda extra, vai amar essas dicas de como fazer.

Os trilhos de mesa que são mais comuns é feitos em crochê, um artesanal que utiliza o transar das linhas e é até possível ser feita com barbantes e uma agulha própria para o crochê, produzindo assim o trilho de mesa, tapetes em vários formatos.

Com o trilho de mesa, o ambiente fica mais agradável e cômodo, então nesse post separamos o passo a passo de como iniciar o seu trilho para a sua casa ou para vender. Confira:

Imagem Google – trilho de mesa crochê

Materiais para fazer o trilho de mesa:

Se você deseja um material mais resistente para o seu trilho de mesa o barbante é o mais indicado. Existem muitas espessuras, o mais fino com 2 fios e até de 8 fios, isso vai depender de qual modelo de trilho está pensando em criar. Importante dar ênfase que se utilizar o fio mais grosso, o trabalho vai render mais, e o seu trilho ficará mais pesado. E também vai precisar de uma agulha para o crochê, basicamente esses dois objetos.

Agulha de crochê:

Se menor a numeração da agulha que irá usar, menor será o ponto do crochê. Temos as seguintes numerações que são usadas: 2 mm, 2,5 mm, 3 mm, 3,5 mm, 4 mm, 4,5 mm, 5 mm, 5,5 mm, 6 mm e 7 mm. Essas são as principais numerações, mas não são as únicas.

Barbante de crochê:

  • Fibra: a linha de crochê deverá ser classificada entre os diferentes tipos de fibras que existem. Lembrando que ao confeccionar uma peça com mais de uma cor de fibra, é importante que as fibras sejam padronizadas.
  • Peso: o peso final da peça também conta na escolha da linha ou barbante de crochê. Cada barbante possui um limite de pontos seguidos e linhas por centímetros que deve ser seguido.
  • Metragem: escolher o novelo com o tamanho ideal para o seu projeto é fundamental para não ter que acrescentar mais de um novelo na peça de crochê.
  • Textura: ao escolher um novelo de linha de crochê se atenha a textura desse item para que no final o seu projeto fique como esperado. Isso porque há diferentes texturas no mercado, cada uma com um acabamento bem diferente da outra.

Como fazer seu trilho de mesa:

https://www.youtube.com/watch?v=Xg57VnotOss&t=579s